quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Maria e Evelyn:Por que os cabelos ficam brancos?


1. Por que os cabelos ficam branco?

R: Os cabelos ficam brancos porque os melanócitos, um tipo de célula localizado junto ao bulbo capilar, na raiz dos fios, perde a capacidade de produzir melanina. Esse pigmento é o responsável pela coloração natural do cabelo.
Segundo o dermatologista Hugo Cláudio Weiss, existem vários fatores que determinam essa característica. "Algumas pessoas já têm cabelo branco antes mesmo dos 20 anos. Nesse caso, isso já é determinado geneticamente", afirmou.
Porém, segundo o médico, quando os fios brancos surgem com o passar da idade, a produção de melanina cai por vários fatores, como produção hormonal e envelhecimento dos melanócitos. Com o tempo, essas células ficam mais fracas e perdem, aos poucos, sua capacidade de produzir melanina.
De acordo com o médico, ainda não existe tratamento para acabar com o problema. Hábitos alimentares também não influem na produção de melanina. A única alternativa seria tingir os cabelos.
Muitas pessoas acreditam que, quando se arranca um fio de cabelo branco, mais fios brancos aparecem. Mas, de acordo com Weiss, esse é apenas um boato, já que o fato de arrancar um fio em nada influencia a produção de melanina.
Quanto mais melanina for produzida, mais escuro será o cabelo. Os melanócitos, além de determinarem a cor do cabelo, também são responsáveis pelo tom da pele.
  •  



Nos  entendemos  que  os cabelos ficam brancos por causa das substancias  coloridas que  não são  mais produzidas,ai passa a ser produzida uma nova celula branca.


Um comentário: