quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Luis Guilherme e Igor Santos - imaginaçao


Porque a imaginaçao da uma coisa muito importante para a vida e para os alunos que estudam e os que tem  muitas imaginaçoes que podem ate virar muitas
·         Apesar da imaginação ter sido tema oficial de uma mesa de debates na tarde desta segunda-feira (10), no Festival de História, ela permeou outras apresentações do dia. Chegou a passar pelo mundo fantástico dos viajantes e povos das Américas durante o período colonial brasileiro, foi à construção de biografias baseadas em registros históricos e até ao mundo literário de Monteiro Lobato ou aos filmes de Walt Disney. Nessa viagem fantástica pelo tempo por meio das apresentações, ficou comprovada a relação íntima entre a história, a ciência e a imaginação.
Segundo o professor Johnni Langer, da UFMA, conferencista do encontro “Imaginação sem limites”, a tentativa de se encontrar raízes de povos antigos europeus pelas Américas identificou inscrições fenícias na pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, ou indícios da passagens dos vikings pelo Nordeste pré-colonial. Nesses casos, mutações geológicas deram asas à fantasia dos estudiosos do século XIX e fizeram com que se tentasse comprovar a origem menos negra ou até menos indígena da “nação” brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário