quinta-feira, 27 de setembro de 2012

jhonatan pereira


                               Por  que as pessoas pegam câncer?
câncer não se "pega" como uma doença contagiosa. Nenhuma forma humana de câncer é adquirida pelo contato inter-humano. Pegar na mão, beijar, abraçar, ter relação sexual, usar o mesmo banheiro, dormir na mesma cama, compartilhar louças, talheres e roupas, nada disso tem a ver com o câncer. Câncer não é contagioso!


De acordo com o médico Lísias Nogueira Castilho, autor do livro "Doutor, é câncer?", da Ed. UP, mesmo parecendo óbvio para alguns, muitas pessoas, mesmo instruídas, acreditam que o câncer, de algum modo misterioso, pode "pegar". "A causa básica desses fenômenos sociais é a ignorância. Câncer não é contagioso, ninguém ‘pega' câncer de outra pessoa. Repetir isso nunca é demais", afirma.
O câncer é uma doença que aparece em todas as idades, até em recém-nascidos, mas atinge preferencialmente as pessoas da meia idade para frente. "O câncer guarda uma relação direta com o envelhecimento - quanto mais velho o indivíduo, maior a possibilidade de surgir um câncer", alerta. "A razão deste fenômeno está esclarecida, embora ainda não superada. O sistema imunológico do ser humano, que é um sistema de defesas muito complexo, que defende o organismo contra infecções e os cânceres, perde a eficácia com o envelhecimento e dá uns ‘cochilos'. Num desses ‘cochilos', um grupo de células cancerosas pode se desenvolver e escapar da perseguição do sistema de defesa".
No entanto, algumas formas de câncer estão relacionadas com certos hábitos: tomar sol exageradamente, comer ou beber coisas muito quentes, fumar muito, ingerir bebidas alcoólicas continuamente, expor-se a agrotóxicos ou produtos químicos, aspirar fumaça de óleo diesel, tomar analgésicos regularmente, comer por anos a fio alimentos defumados, comer poucos vegetais e muita carne gordurosa, expor-se a radiações ionizantes, ser promíscuo sexualmente e trabalhar em locais muito poluídos com produtos e resíduos químicos. "Tudo isso quer dizer que o modo de vida que adotamos pode fazer a diferença, dependendo da carga genética que carregamos, no aparecimento de um câncer", alerta o médico.
Determinados distúrbios emocionais, o mais importante deles - a depressão - podem desarranjar o sistema imunológico, tornando-o menos eficaz e propiciando o surgimento de certas formas de câncer. "Atualmente muita importância tem sido dada à origem emocional de diversas formas de câncer. Há indícios fortes de que doenças psicológicas, com ou sem uma predisposição orgânica, possam dar início a certos cânceres ou, pelo menos, acelerar seu processo de multiplicação".
Alguns remédios, especialmente quando usados em doses altas e repetidamente, podem causar o câncer. "Tipicamente, os medicamentos que os transplantados de rim, coração e fígado usam diariamente para suprimir a rejeição, podem levar ao câncer depois de alguns anos de uso", alerta Castilho.

Como evitar o câncer?
Em medicina, há duas formas de prevenir o câncer. A primeira é a prevenção primária, por exemplo, não fumar para não ter câncer de pulmão, mas, infelizmente, só funciona para poucas formas dessa doença. A outra forma de prevenção é a secundária, que significa a detecção precoce do câncer, a busca ativa para que ele seja achado ainda a tempo de ser curado. "Daí a enorme importância do check-up. Quem faz check-up regularmente tem uma chance maior de cura diante de um câncer, uma vez que ele geralmente é inicial, pequeno e não causa sintomas".

Algumas formas de prevenção primária podem ser descritas. São simples, mas pouca praticadas. Vamos a elas:

Cigarro
"Embora o fumo em si mesmo não provoque o câncer, desde que usado com moderação, o hábito de fumar um maço de cigarros por dia ou mais, decididamente, pode levar ao câncer, entre outras muitas doenças", alerta o médico. O cigarro provoca o aparecimento de câncer de pulmão, lábio, boca, laringe, faringe, esôfago, estômago e bexiga, principalmente.

Bebida
O abuso de álcool está claramente associado com diversas doenças graves, entre elas o câncer digestivo - pâncreas, estômago, esôfago e fígado, principalmente. "Beber com moderação bebidas de boa qualidade não promove doença alguma, a não ser em determinados indivíduos muito sensíveis ao álcool", explica. "No entanto, beber qualquer bebida, mesmo que de baixo teor alcoólico, de modo constante e em grande quantidade, pode levar ao câncer".

Sol
A exposição aos raios ultravioleta, especialmente entre às 10h e às 16h, tem um efeito cumulativo ao longo dos anos e pode levar ao câncer de pele. "Mesmo que a exposição seja esporádica, ela tem um feito que se soma ao longo dos anos".

Dieta
Produtos defumados, salgados e condimentados favorecem o desenvolvimento de câncer digestivo, especialmente de esôfago e estômago. Bebidas muito quentes usadas regularmente, como chá e chimarrão, também. Dieta pobre em vegetais e rica em gorduras animais pode levar ao câncer de intestino grosso. Quanto mais celulose na dieta (frutas, verduras e legumes), menor a incidência de câncer de intestino grosso, próstata, estômago e outros.

Produtos químicos
Produtos derivados do petróleo, como o óleo diesel, as tintas e os solventes, podem provocar câncer. Também analgésicos usados abusivamente, alimentos sintéticos ou cheios de conservantes e corantes, poluentes ambientais e alimentos enlatados. Quanto mais natural, mais saudável. Quanto mais artificial, mais perto do câncer.

Sexo
A promiscuidade sexual, definida como a troca freqüente de parceiros, aumenta muito as possibilidades de aquisição de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), especialmente se o sexo é praticado sem preservativo. Determinadas doenças estão fortemente vinculadas ao câncer, como a AIDS, a hepatite C, o herpes genital e a verruga genital. "O sexo seguro e consciente evita as DSTs e previne diversas formas de câncer - de pênis, de colo

.


coisa importantes do texto: Câncer não se "pega" como uma doença contagiosa. Nenhuma forma humana de câncer é adquirida pelo contato inter-humano. Pegar na mão, beijar, abraçar, ter relação sexual, usar o mesmo banheiro, dormir na mesma cama, compartilhar louças, talheres e roupas, nada disso tem a ver com o câncer. Câncer não é contagioso! No entanto, algumas formas de câncer estão relacionadas com certos hábitos: tomar sol exageradamente, comer ou beber coisas muito quentes, fumar muito, ingerir bebidas alcoólicas continuamente, expor-se a agrotóxicos ou produtos químicos, aspirar fumaça de óleo diesel, tomar analgésicos regularmente, comer por anos a fio alimentos defumados, comer poucos vegetais e muita carne gordurosa, expor-se a radiações ionizantes, ser promíscuo sexualmente e trabalhar em locais muito poluídos com produtos e resíduos químicos. . Há indícios fortes de que doenças psicológicas, com ou sem uma predisposição orgânica, possam dar início a certos cânceres ou, pelo menos, acelerar seu processo de multiplicação". Alguns remédios, especialmente quando usados em doses altas e repetidamente, podem causar o câncer. "Tipicamente, os medicamentos que os transplantados de rim, coração e fígado usam diariamente para suprimir a rejeição, podem levar ao câncer depois de alguns anos de uso"

5 comentários:

  1. esse texto foi muito interessante por quê le falou que cancêr não se pega

    ResponderExcluir
  2. nossa eu gostei dessas coisas porque eles tem muitas ajilidades para fazer textos,resenhas muitas coisas gostei muito desse texto

    ResponderExcluir
  3. eu estava pençando que esse texto é é muito bom

    ResponderExcluir