quarta-feira, 23 de maio de 2012

origem do pop - em construção

Origem do pop


 
A música pop (em inglês: pop musi- um termo que deveria da abreviação de popular), é geralmente entendida como a música gravada para fins comerciais, muitas vezes direcionadas a uma audiência juvenil e que em sua maioria consiste de canções relativamente curtas e simples, com o uso de inovação tecnológica, para produzir novas formas de composição em temas atuais.

Definições


 
Os escritores David  Hatch e Stephen Millward , definem a música pop como um conjunto musical, que é distinguível da música popular ,folclórica e do jazz . Embora  seja, normalmente vista como orientada ,à tabelas de sucessos , não abrange todas as listas de canções  mais vendidas ,que sempre tiveram obras de diversas origens, como: a clássica ,o jazz, o rock e faixas humorística,ao passos que é um gênero notado como separadamente  contínuo e em desenvolvimento.
Assim,a música 'pop' pode ser usada para descrever um gênero distinto, visado
à um público jovem, e caracterizado como uma versão mais leve do rock and roll.


Origem do Termo

O Termo- ‘canção de pop’, tem registro de uso do ano de 1926,no sentido de uma obra musical ,‘com um apelo popular’.Hatch e Millward indicam que muitos eventos na história da música nos anos de 1920, podem ser vistos como o nascimento da moderna indústria de música pop,incluindo country no bluese na old-time music.


Influência e Desenvolvimento

Durante seu desenvolvimento, a música pop foi influenciada pela maioria dos outros gêneros populares. Seu inicio foi caracterizado pela forma da balada sentimental, obtendo o uso de harmonias vocais da Evangélica e do soou, a instrumentação do jazz, do country e do rock, a orquestração da clássica e o andamento da dance mu sic,sendo sustentada pela eletrônica e por elementos ri micos do hip hop e recentemente apropiou-se de passagens faladas do rap.
O Gênero também faz uso de inovações tecnológicas. Nos anos de 1940, o design do microfone aperfeiçoado permite um estilo de canto mais pessoal.

3 comentários: