quarta-feira, 16 de maio de 2012

batidas da mpb


Batida música Em música,batida ou batimento refere-se  a uma pulsação de breve intensidade e uniforme que é resultado da interferência entre duas ondas sonoras de freqüências levemente diferentes. A freqüência das batidas será igual a diferença entre as freqüências das ondas sonoras. Assim como as batidas desaparecerão se as duas freqüências tornam-se idênticas,o fenômeno resulta de uma grande utilidade na afinação dos instrumentos musicais.a batida pode se produzir através da nota fundamental e o harmônico superior da outra,assim como também como das duas notas fundamentais.a batida é portanto útil afinar intervalos diferentes do uníssono . Se, por exemplo ,você afinar uma corda para que ela não produza uma batida com a terça harmônica de outra corda cuja fundamental
É uma quinta mais grave ,a quinta será acusticamente mais pura e não uma quinta temperada. 

A manifestação de um intervalo desafinado é demonstrado por pulsos ou batidas que podem ser ouvidas juntas com o tom do intervalo.estas batidas são o resultado de ondas sonoras fora de fase que são transmitidas no ar até nossos ouvidos.

A batida é intrinsecamente relacionada com entonação sonora.a batida é produzida em bater,chacoalhar,sacudir,bater uma das partes integrantes do instrumento uma na outra [bater palmas] ou esfregando dispositivos.

As notas de qualquer intervalo vão ter parciais comuns,ou coincidentes.se as notas fundamentais do intervalo não interagem,as parciais coincidentes irão,e será possível ouvir batidas nos pontos das parciais coincidentes [os harmônicos].eliminação das batidas vai ajustar o intervalo em sua afinação.isto é possível se ajustando as notas do intervalo para que as parciais coincidentes combinem em tom e se tornarem harmoniosos.

Uso popular

Batida refere-se, popularmente, onde as notas percússivas  ou rítimicas  marcam o andamento métrico dentro do tempo de uma música. A batida pode ser sinônimo de tempo,quando elas seguem o mesmo andamento métrico.mas quando as notas estão em contratempo,ou em síncope,a batida é referida como em contratempo,ou síncope com a freqüência regular ou irregular de repetições.exemplo da terminologia;o tempo é dois por dois, mais a batida vai ser dobrada e sincopada.tempo disarmonico esta fora
Do alcance médio de 60ª 120 batidas por minuto.

 Emily,Nathalia,Fernando,ketlyen,Thaislaine


Um comentário: