quarta-feira, 16 de maio de 2012

Origem da MPB

          Música Popular Brasileira



A música popular brasileira conhecida como MPB teve origem derivada da bossa nova em seu movimento declínio, junto com a influencia do jazz norte americano .
Misturando ritmos como rock e samba o estilo de origem ao nome de Samba-Rock
Trazendo influentes nomes como Chico Buarte de Holanda e Gilberto Gil dentres outros ,respeitando sempre o aspecto inicial Samba-Rock com novos talentos com Maria Rita ,
Vanessa da Mata e Jovens que mesmo sendo a vez da propia MPB estar em declínio ou até mesmo meio apagada do cenário nacional vêem fazendo seu nome o da Musica popular .
 Após o golpe de 64 que deu o inicio ao regime militar no país , o ápice que deu início a junção das até então separadas Bossa-Nova e o engajamento floclórico dos centos populares de cultura da união que trazia nacional dos estudantes, fundindo assim seus idéias e e formando uma frente única que trazia em sua bandeira a sigla MPB, sigla essa que fazia frente ao regime militar em seus protesto contra a opressão da época .
Apesar do nome da MPB trás um significado diferente de música brasileira , onde esta abrange os aspectos musicais  culturais de cada região do país como baião, frev, Choro, forró, swingue dentre muitas outras variedades que acompanham a imensa diversidade étnica e cultural presente em cada canto do território nacional .
Com sentido irônico a musica de deu inicio á e ao declínio da bossa-nova foi arrastão de Vinicius de Moraes um dos pioneiros de bossa nova e um dos se não o maior nome de tal estilo musical e da musica popular brasileira .
A música  popular brasileira a MPB, é um gênero musical brasilero,a MPB surgiu a partir de 1966,com a
Segunda geração da bossa nova na prática,a sigla MPB anuciou uma funsão de dois movimentos musicais até então divergentes,a Bossa Nova e o engajamento  folclórico dos Centros  Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes, os primeiros
defendendo  a sofisticação  musical e os segundos, a fidelidade á
música de raiz brasileira, seus propósitos se misturam e, com o
Golpe1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla
Cultura  contra o  regime millitar, adotando a sigla da MPB na sua
 bandeira de luta.


Depois, a MPB não passou a  abranger outras  misturas de ritmos como  a
do rock,soul e o samba, tendo como artistas famosos Gilberto Gil  e Chico Buarte
e outros e no fim da decada de 90,  samba rock e o forro swingue,  e a própria música popular.

REFERÊNCIAS

Paulo César de Araújo, Roberto Carlos  Em detalhes, Editora Planeta, 2006 ISBN 8576652285
Ricardo  Cravo Albin. O livro de ouro da MPB: a história  de nossa MPB
 De sua origen  até hoje.Ediouro

4 comentários: