sábado, 26 de maio de 2012

O Piano - vida de Tom Jobim ( em construção

A vida de Tom Jobim

Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim ou Tom Jobim nasceu em 25 de 1972 no bairro da Tijuca no Rio Janeiro. Em 1931,ano de nascimento de sua única irmã, Helena. Ele era compositor, cantor, violonista e pianista, aos 13 anos inicia seus estudos de piano com Hans Joachim Koellreuter,um jovem alemão que fugira do nazismo. Expoentes da musica brasileira, foi também um dos principais responsáveis pela internacionalização da bossa nova,estilo e movimento musical com influencia jazzísticas, iniciado por volta de 1958 no Rio de Janeiro,que introduziu invenções melódicas e harmônicas no Samba.
Em 1949,casa-se com Thereza,uma paulista pela qual se apaixonara sete anos antes em Ipanema.No ano seguinte nasce Paulo,primeiro filho do casal,em Julho de 1953 acontece a primeira gravação de suas musicas:Pensando em você,faz uma semana(também de João Stockler), na voz de Ernani Filho.

FAMA INTERNACIONAL

A fama de Tom Jobim se tornaria internacional em 1962 quando os saxofonista Stan Getz e o guitarrista Charlie Byrd gravaram o LP Jazz Samba,que permaneceria diversas semanas na lista de mais vendidos.Durantes as décadas de 1960 e 1970,Jobim gravou discos para os principais estúdios Norte –Americanos. Quando o êxito da musica brasileira nos EUA começou a dar sinais de esgotamento, ele se concentrou, então, na televisão e no cinema brasileiros.
Em 15 de Setembro, viajou ate Nova York para submeter-se a uma angioplastia. Num dos vários exames realizados, os médicos detectaram um tumor maligno em sua bexiga-e a cirurgia foi marcada para 6 de Dezembro,no Mount Sinai Medical Center. No dia 8,enquanto convalescia da cirurgia,Tom Jobim teve uma parada cardíaca,as8h.E uma segunda parada,duas horas depois,que foi fatal.
Seu corpo desembarcou no Rio de Janeiro no dia 9 e foi velado no Jardim Botânico, dali seguindo para o Cemitério de São João Batista,após desfilar em cortejo pela cidade.                          


Você pode ouvir acessando  
http://letras.terra.com.br/tom-jobim/




Nenhum comentário:

Postar um comentário